[Seja Escritor] #14 - Especial NaNoWriMo: Adicione coração e alma ao seu romance

Faltam  15 dias exatos para o início do NaNoWriMo. Como está a sua preparação? Já mapeou seus personagens? Já encadeou sua trama? Já decidiu onde a história vai se passar?
Este artigo pode te ajudar na preparação: [Seja escritor] #12 - Especial NaNoWriMo - A preparação
O tema de hoje também se relaciona muito com a parte da preparação. Vamos falar do toque especial que você precisa adicionar ao seu romance para deixá-lo incrívelmente delicioso e com a sua cara.
Desta vez, porém, decidi deixar que um especialista trate do assunto.
O artigo abaixo foi traduzido do blog oficial do NaNoWriMo, que você pode encontrar no link a seguir:
http://blog.nanowrimo.org/post/64212445652/roadtrip-to-nano-add-heart-and-soul-to-your-novel

Espero que gostem.

Novembro está chegando. Para ajudá-los a se preparar, temos a série Road Trip to NaNoWriMo. Hoje vamos ouvir de uma escritora como a cidade dela a inspirarou em um romance. Starling Sinclair nos mostra como Nova Orleans pode nos ensinar a transformar nosso velho enredo em um romance rico e delicioso:

Nova Orleans é a cidade da comida, bebida e de atmosfera afável. A cozinha é a base de tudo o que fazemos. Nós temos negócios em torno de refeições; fazemos amigos com comida; amamos mesas de jantar. Portanto, parece obvio que a melhor maneira para mim de falar sobre escrever é falando sobre comida.

Aqui vai: um bom romance é como uma tigela de pudim de pão: reconfortante, morninho e absolutamente delicioso. Porém, do mesmo jeito que devorar um pudim de pão é agradável, é também incrivelmente difícil de  fazer.

Primeiro, você precisa de alguns dias para envelhecer o pão. “O que? Pão envelhecido? O que você faz com uma coisa dessas?” É o que você deve estar pensando. Continue lendo. Pão envelhecido é algo que a maioria de nós tem. Algo que nós “faremos alguma coisa com isso mais tarde”, mas então nunca encontramos tempo para fazer. Agora ele está lá na prateleira sem nenhum bom propósito aparente.

Pense sobre isso. Não fazemos o mesmo com as ideias? Nós todos temos essas grandes histórias passando pelas nossas cabeças. Muitas delas estão na nossa mente por anos.
O primeiro passo no NaNoWriMo é pegar o pão envelhecido, algum conhecimento da cidade e aquela ideia que você vem remoendo por muito tempo. Em seguida, adicione os itens básicos que você precisa pra cozinhar a maioria das coisas: ovos, leite, manteiga, açúcar, canela e uma pitada de extrato de baunhilha. Para a sua idea, adicione os itens básicos que você precisa para escrever a maioria das histórias: Personagens, conflito, cenas, diálogo e descrição. Todos os ingredientes normais para criar uma boa história.

Antes de cozinhar, você precisa adicionar uma coisa mais – a coisa mais importante para cozinhar ou escrever: o seu toque pessoal. Aqui em Nova Orleans, todo restaurante e café na cidade tem o seu próprio toque em uma sobremesa. A maioria das pessoas adiciona chocolate, frutas ou nozes. Ou donuts de Krispy Kreme ou pão de abóbora. Este toque é o que faz isso especial, então não esqueça disso em seu romance. Talvez você esteja escrevendo uma história da Branca de neve de uma maneira ardentemente punk, ou  uma torradeira que viaja no tempo, ou uma cena especial de um romance de verão na neve. O que quer que seja, adicione o seu próprio toque e faça do seu romance um verdadeiro deleite.

Ainda há um ingrediente a mais que é o molho de rum. Todo bom pudim de pão tem uma crosta de gelo feitos de manteiga derretida, açúcar de confeiteiro e rum. É colocado sobre todo o resto para elevar o sabor. Pense no molho de rum como um “molho especial”, como aquele ingrediente chave que vem de algum lugar profundo dentro de você: o seu coração e a sua alma. Isso é o que fará a sua história boa de lamber os dedos.

E então chegará Dezembro, quando o clima começará a esfriar, e você poderá se aquecer com uma excelente sobremesa: um saboroso romance com 50mil palavras de deliciosidade. Além disso, todo mundo precisa de uma boa história para ler enquanto espera o Natal.

Starling_Sinclair é biblotecária de dia, vencedora de prêmios de filmagem a noite e romancista em meio período. Ela é nativa de Nova Orleans, nascida e criada, e se orgulha de nadar em casa. Seus filmes, incluindo o lançamento de sua premiada web série, The adventures of Keith Flippen, podem ser encontrados em www.thezbbc.com.


Incrível não é? Eu mesmo nunca tinha pensado em qual seria o meu toque pessoal nas histórias que escrevia e ler este artigo me fez fazer algumas alterações no planejamento do meu próximo livro.

E você? Já sabe qual o toque pessoal que você dá a suas histórias?
E o que a sua cidade pode te ensinar acerca de escrever?


Quer participar do NaNoWriMo junto com o Novas Memórias, participar de um ranking e ainda ter sua obra revisada após o período por editoras ? Inscreva-se no formulário abaixo! 
E preencha o formulário abaixo



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Para a lista de desejos: Pirapato

Para a lista de desejos: Sábado a Noite 2, de Babi Dewet

[Seja escritor] #20 - Motivação para escrever e publicar um livro - Parte 2