[Seja escritor] #20 - Motivação para escrever e publicar um livro - Parte 2


Na semana passada dei algumas dicas para manter a motivação enquanto se escreve um livro. Veja aqui: [Seja escritor] #20 - Motivação para escrever e publicar um livro - Parte 1
Mas, como todos nós sabemos, escrever o livro é somente a primeira parte do caminho (importantíssima, é obvio, mas ainda assim somente a primeira parte) para se tornar um escritor.
 
Publicar um livro pode ser uma tarefa igualmente exaustiva. A notícia boa é: a dedicação vai, invariavelmente, te trazer algum resultado, mesmo que não seja imediato. E para este artigo, vou contar com a ajuda de uma escritora que valorizo muito: a Tammy Luciano.

Apesar de nunca ter lido nenhum de seus livros ( Claro que Te Amo!, Garota Replay, Sou toda errada, Novela de poemas e Fernanda Vogel na passarela da vida), sempre assisto aos seus vídeos e admiro a forma como ela apoia os novos escritores e trata seus fãs.

Neste artigo vou utilizar alguns dos seus vídeos para embasar o texto. Ela, como uma autora que já obteve um relativo sucesso, com certeza tem muito a ensinar a novos escritores.

Antes da lista de tipos de publicação, veja este vídeo.




1. Auto-publicar

No artigo [Seja escritor] #10 - Descubra a auto-publicação eu falo muito sobre isso
Esta é uma opção incrível pra quem tem pressa de ver o seu trabalho no mercado, além de te permitir atingir o mundo todo a um custo mínimo.

Mas também é preciso ter ciência de que você será a sua própria equipe edição e produção. Desta forma é imprescindível tomar um cuidado redobrado com a qualidade da obra. Ter uma equipe de leitores de confiança para te dar um feedback imparcial sobre o livro.

Pela facilidade, é possível fazer grande sucesso com a auto-publicação. O exemplo mais forte no Brasil é o da FML Pepper. Seu primeiro livro, Não Pare, ficou 279 dias na lista dos 100 mais vendidos da Amazon e o segundo, Não Olhe, desde que foi publicado não saiu de lá.

Em e-books o que mais conta são as avaliações e, obviamente, o preço, por isso o contato com os leitores é absolutamente vital.

2. Pagar para publicar

Esta é a opção para quem quer ter uma rápida entrada no mercado e tem bons conhecimentos de vendas e marketing em geral. É semelhante ao e-book, porque você fará praticamente todo o trabalho sozinho. Neste caso a editora funciona como uma gráfica.

Há pessoas que conseguiram ser muito bem sucedidas através desta estratégia: pagaram para publicar o seu livro, conseguiram ganhar um espaço na mídia e na estante dos leitores e, a partir daí, foram 'contratados' por editoras interessadas.

Pode ser um caminho mais curto para o sucesso, mas tem que ser feito com muito cuidado, afinal, é um trabalho cansativo, relativamente caro e com retorno não garantido.

A Tammy tem um vídeo bacana sobre isso, onde reúne a experiência de vários autores para embasar a discussão de pagar ou não para publicar. Veja abaixo:



2. Buscar uma editora

Esta é, sem dúvida, uma das opções mais almejadas por quem quer ser escritor. Também é uma das mais demoradas e incertas.

Uma opção é contratar um agente literário, que tem os contatos certos com as editoras e conseguem emplacar a sua obra com mais facilidade. É importante, porém, tomar cuidado, uma vez que a figura do agente ainda não é muito consolidada aqui no Brasil então ao mesmo tempo que temos excelentes profissionais pioneiros, também temos muitos picaretas.

Vamos ver o que Tammy Luciano tem a dizer sobre conseguir uma editora.


Espero que vocês tenham assistido à todos os vídeos ou pelo menos algum deles, porque para mim servem como um grande incentivo para continuar escrevendo.

E vocês? Como está a jornada até agora? Quantos Janeiros já enfrentaram? O que te mantem seguindo em frente todos os dias nesta carreira?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Pecados e Tragédias] #23 - Irmã Bonita

Comentário da Professora Carla Kühlewein sobre Memórias de um adolescente

[Pecados e Tragédias] #20 - Morte anunciada