[Seja escritor] #10 - Descubra a auto-publicação

Meses e meses de dedicação, suor, estudo, noites viradas e finalmente, seu livro está pronto e revisado em um documento de word. E agora?
Existem vários caminhos para a publicação, que vão desde enviar os originais às editoras, edições sob demanda e a auto-publicação online, que é o tema deste artigo.

São várias as fontes que mostram que os E-books, apesar de ainda representarem uma parcela tímida do mercado editorial brasileiro, estão crescendo bastante e é possível que nos próximos anos já esteja em patamares semelhantes aos de livros físicos, tanto em número de exemplares vendidos quanto em faturamento.

O site especializado Revolução E-book, mostra resultados de uma pesquisa encomendada pelo Sindicato nacional dos Editores de Livros no artigo Ebooks no Brasil: faturamento de R$ 3.85 milhões em 2012

A entrada simultânea de Amazon, Kobo e Google no mercado de e-books em português foi o principal responsável pelo avanço rápido que tivemos em 2013 e a tendência é que isso só aumente daqui para frente. Isso significa que a auto-publicação tem tudo para se tornar, de fato, um caminho altamente atrativo para quem quer, acima de tudo, ser lido.

A auto-publicação é barata, rápida e permite que revisões sejam feitas de acordo com feedbacks de leitores, o que  é um grande benefício em relação às edições físicas.

Entretanto, nem tudo são flores neste mundo virtual. Com a facilidade da auto-publicação, absolutamente qualquer pessoa pode escrever qualquer coisa e vender como um livro.
Isso significa que, sim, existe muito material de baixíssima qualidade, com diagramação ruim, erros gramaticais, concordância ou tramas mal elaboradas. Estes trabalhos, infelizmente, geram preconceito dos trabalhos auto-publicados e a maioria não parece muito disposta a arriscar.
Uma solução para isso são as avaliações de clientes, que dizem ao próximo leitor se aquela obra vale ou não a pena. Para um autor novo, a avaliação é absolutamente essencial para consolidar suas vendas.

Mostre o seu trabalho
Amanda Hocking - Fenômeno da auto-publicação. Autora de "Trocada" que será adaptado para o cinema
Créditos: Charles Sykes / AP


E é justamente através das avaliações e recomendações que temos alguns grandes casos de sucesso em auto-publicação.
Veja abaixo um trecho do artigo Fenômenos da autopublicação nos EUA chegam ao mercado brasileiro publicado na coluna cultura do jornal O Globo:

Jessica Sorensen, de 29 anos, que será lançada no Brasil com “Os segredos de Ella e Micha”, chegou a bater na porta de editoras. Sem sucesso, mas só nisso. Listada entre os best-sellers do “New York Times” e “USA Today” com mais de 100 mil livros vendidos até o ano passado, ela conta que precisou tomar coragem para submeter seus livros aos sites de venda digital.
 
A história de Jéssica e de outros grandes fenômenos citados no artigo tem quase sempre o mesmo caminho: são procurados por editoras depois de fazerem um incrível sucesso na auto-publicação.
No mercado brasileiro, sabemos o quanto nossos novos autores encontram dificuldade de mostrar o seu trabalho e de fato mostrarem ao mundo que tem um conteúdo de qualidade. Quantos livros fantásticos nacionais não devem estar neste exato momento mofando em prateleiras esquecidas das livrarias?
 
Um sucesso de vendas online dá às editoras segurança para investir no autor que já foi previamente aprovado pelos leitores.
É a forma mais fácil de mostrar que seu trabalho merece ser publicado e, em alguns casos, é até mais rápido e lucrativo que o tradicional caminho de enviar originais às editoras.

Outro ponto que torna a auto-publicação tão atrativa é a possibilidade de ser lido por gente do mundo inteiro. Com um custo baixíssimo, você consegue disponibilizar sua obra para um público leitor inimaginável, o que aumenta as suas chances de ser lido e recomendado.
É possível encontrar bons tradutores independentes ou organizações especializadas em tradução literária, que leva a sua obra para os principais países leitores do mundo.

Plataformas no Brasil 

O e-reader não é necessário para ler livros auto-publicados. Há aplicativos que podem ser baixados em celulares, tablets e computadores em geral.

Existem várias plataformas para auto-publicação, como mostra o artigo 7 plataformas para auto-publicação do blog Listas Literárias.
A Amazon é a que apresenta, a meu ver, a solução mais simples e eficiente, devido à grandeza de seu nome e robustez de sua base tecnológica.

E se você ainda tem dúvidas sobre a auto-publicação, sugiro a leitura do artigo 10 vantagens da auto-publicação do blog Escriba Encapuzado e Os prós e contras da auto-publicação do Revista Língua, que com certeza trazem argumentos bem interessantes.

Para quem pensa em auto-publicar, é importante levar em consideração que este é o conceito máximo de "autor independente": você terá todo o trabalho de revisão, edição, promoção, criação de capa e etc. Então é importante, se possível, contratar alguns especialistas que possam te ajudar nesse processo. É um investimento que vai garantir a boa qualidade de sua obra e aumentar as chances de se ter algum sucesso online.

E você? O que pensa sobre essas ferramentas de auto-publicação? Já pensou em auto-publicar um livro? Tem um livro auto-publicado?
Comente suas opiniões e experiências pra enriquecer essa discussão!

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