[Falando sobre livros] #15 - As aventuras de Pi

As aventuras de pi, Yann Martel
Ficha Técnica:
Título: As Aventuras de Pi
Autor: Yann Martel
Gênero: Nova Fronteira
Número de Páginas: 424
Ano: 2012
Sinopse: Um dos romances mais importantes do século, As Aventuras de Pi é uma narrativa singular de Yann Martel que se tornou um grande best-seller.O livro narra a trajetória do jovem Pi Patel, um garoto cuja vida é revirada quando seu pai, dono de um zoológico na Índia, decide embarcar em um navio rumo ao Canadá. Durante a viagem, um trágico naufrágio deixa o menino à deriva em um bote, na companhia insólita de um tigre-de-bengala, um orangotango, uma zebra e uma hiena. A luta de Pi pela sobrevivência ao lado de animais perigosos e sobre um imenso oceano é de uma força poucas vezes vista na literatura mundial.



O que penso sobre o livro:
Acredite no extraordinário. Não existia frase melhor para estar na capa de um livro como este. De fato, a verossimilhança de "As aventuras de pi" é tão forte que, mesmo constantemente me perguntando "Mas gente, qual a chance de isso acontecer", eu sabia que, no fundo, ele estava me convencendo. O livro é feito para você acreditar nele. Cada palavra e cada acento está lá com este propósito.

São cem capítulos, nem um a mais e nem um a menos, que foram cuidadosamente colocados ali com o propósito de ser um número "especial". Talvez (e aqui o meu talvez é realmente sincero, e não irônico) por isso alguns deles se tornaram tão cansativos ou repetitivos. Monótos, talvez seja a palavra que melhor descreva.

Isso, entretanto, faz absolutamente todo o sentido. Ora pois, ele passa duzentos e tantos dias em um bote no meio do oceano. TINHA que ser monótono para que o leitor sentisse um pouco de seu desespero. Lia o livro e me sentia sufocado por aquilo tudo: o mar, o céu, os peixes, a fome, o medo... tudo descrito e re-descrito à exaustão, quase como se contar a história fosse o passatempo que o fez sobreviver.

Dei boas gargalhadas em muitos capítulos. Daqueles que te fazem olhar para os lados com vergonha, reflexo do humor afiado do autor. Também senti apreensão e pena em muitos outros. Somente um capítulo me fez estremecer e sentir lágrimas se formarem em meus olhos. Coincidentemente ou não, foi o menor deles.

Sem pensar muito posso afirmar que é um livro muito bom que deve ser lido sem medo. O final ficou abaixo do que eu esperava, considerando todas as partes geniais que iam nos cativando até lá, o que tornou (na minha opinião) o filme melhor que o livro. Vale lembrar que isso significa que o livro é muito bom e não que o livro é ruim, entendeu?

As aventuras de Pi é dividido em três partes: a primeira é focada na vida de Pi na Índia: essa é uma parte muito divertida e até um pouco filosófica. Tanto o conhecimento sobre cultura indiana, religião e zoologia quanto o humor leve me cativaram nessa parte inicial.

Não poderia deixar de comentar que esse livro é uma lição religiosa à todos aqueles que acreditam ou não em Deus. De fato, ele apresenta um ponto de vista que é difícil discordar, até pelos mais céticos. Não estou falando de acreditar ou não, mas de bondade e todos aquelas coisas que TODAS as religiões pregam, mas insistem em dizer que a outra está errada.

A segunda parte (e mais longa) é a que se passa no mar. O que mais gostei foi, de novo, a verossimilhança. O autor consegue usar muito bem as técnicas de narração para te fazer praticamente se sentir um náufrago com ele. Tudo parece tão real, mesmo sendo tão surreal... não é engraçado? Daí vem o "Acredite no extraordinário". Este é o cerne do livro.


A última parte é quando ele chega ao México, apesar de ser a mais curta e, entre aspas, seca, é onde as principais mensagens da obra convergem. É onde você para pra pensar em tudo o que aconteceu e conecta com a sua vida, te fazendo fechar a última página com um suspiro e a cabeça apinhada de pensamentos.

Resumindo, leia este livro. As aventuras de Pi tem todos os elementos de um grande livro que atende tanto as expectativas de entretenimento quanto de contribuição cultural para o leitor. Vale muito a pena.

Uma dica: leia o livro antes. :)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Para a lista de desejos: Pirapato

Para a lista de desejos: Sábado a Noite 2, de Babi Dewet

[Trechos] Pequena Miss Sunshine