[Seja escritor] #5 - Lendo como escritor


Não é novidade que todo aquele que queira escrever bons livros precisa também ler muitos bons livros.
Mas a partir do momento em que você está de fato produzindo uma obra, é interessante começar a ler com os olhos de um escritor, a fim de aprimorar sua própria técnica.

Aprender com quem faz muito bem é sempre uma fórmula bem sucedida.

A primeira coisa a se levar em conta e, talvez, a mais importante é: Leia com muita atenção.
Esqueça aquele negócio de leitura dinâmica. Neste caso, o importante não é simplesmente entender a história mas identificar cada elemento que é usado para contá-la.

Dentre tudo o que pode ser observado em um livro como input para o seu próprio, destaco seis elementos que considero essenciais:

1. Preste atenção nas palavras que são utilizadas pelo autor. Esteja sempre com um dicionário ao lado para entender a fundo o que cada palavra quer dizer e agregá-la ao seu vocabulário.

2. Perceba como são montadas as frases em cada livro. Que tipo de elementos textuais são usados e como as palavras são conectadas. Você enquanto leitor percebe o que faz mais sentido pra você e pode adaptar para sua próprias obras.

3. Outro ponto importante são os diálogos. Como eles são conduzidos e que tipo de sentimento isso gera no leitor são pontos importantes que se adquire domínio somente após muita leitura.

4. Repare também nos parágrafos e na forma como eles são conduzidos. Como o autor te leva do início ao fim. veja o quão longo são os parágrafos e qual o impacto disso na leitura.

5. Perceba as diferentes formas de narração que existe em cada livro. Cada tipo tem suas vantagens, então, é importante perceber qual foi a contribuição do tipo de narração utilizada no seu engajamento com a história.

6. Identifique como são construídos os personagens e como eles interagem. Personagens bem elaborados são o segredo de sucesso de grandes livros. Tente captar que elementos foram usados para isso.

E acima de tudo, não deixe que sua leitura crítica e apurada faça com que a magia do livro seja perdida. As vezes uma observação muito atenta da técnica tira sua atenção da história, o que pode ser prejudicial para o seu entretenimento.

Tente balancear e identificar os pontos da maneira mais natural possível e seguir tendo boas leituras. Sua técnica vai sendo aprimorada com o tempo, enquanto escreve (e recebe críticas) e enquanto lê o que outros escreveram.

Existe um livro que se dedica justamente a trabalhar este tema: é o "Para ler como um escritor" de Francine Prose.
Para quem pensa está escrevendo um livro, vale a pena dar uma conferida.

Gostou? Compartilhe!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Para a lista de desejos: Pirapato

Para a lista de desejos: Sábado a Noite 2, de Babi Dewet

[Trechos] Pequena Miss Sunshine