[Seja escritor] #4 - Contando uma história


Um amigo uma vez falou, em uma palestra, que as vezes devemos deixar os especialistas falarem por nós. Este era o argumento que ele utilizava com frequência para usar os vídeos do TED e, a partir deles, tecer suas opiniões e construir em cima de algo que já foi previamente explicado por alguém muito mais capacitado para fazê-lo.


Esta técnica é inegavelmente boa e eficiente. Então, para falar uma pouco mais sobre 'Contar histórias', nada melhor do que ouvir um verdadeiro especialista. Andrew Stanton é o gênio que nos contou, dentre outras, as histórias de Toy Story, Procurando Nemo e Wall-E.

Nesta palestra, ele cita alguns pontos da arte de contar histórias. Consegui destacar 8 que me chamaram bastante atenção. Tentei resumi-los abaixo.

1. Objetivo: Tenha um objetivo único que funcione como uma cola para todos os elementos que você introduzir naquela história


2. Relevância: Faça com que o leitor se importe com o que está sendo contado. Faça com que seja relevante para o leitor, ou não irá prender à atenção.


3. Promessa: Faça uma promessa para o leitor, criando a expectativa de que algo poderá acontecer e gerando nele a vontade de, de fato, permanecer ali.


4. Autonomia: Faça as pessoas tentarem compreender por si só o que está acontecendo. "Não dê 4, dê 2+2". Os leitores precisam sentir que são eles que estão desvendando e desenrolando aquela história. Isso chamará a sua atenção.


5. Crenças: Cada pessoa é guiada por uma crença fundamental. Com personagens não é diferente. As crenças fundamentais de cada personagem o tornarão mais fortes e complexos. 


6. Dinamicidade: Histórias precisam ser dinâmicas por que a vida é dinâmica. Manter-se estático é o caminho mais curto para 


7. Guias: Considero este um dos pontos mais importantes: não existem regras para uma boa história, mas você pode trabalhar com guias. Diretrizes que sirvam de apoio para a sua narrativa.


8. Maravilha: Faça-os se render àqueles momentos maravilhosos  Acrescente elementos que vão deixar as pessoas estáticas e boquiabertas. Ninguém resiste ao que o mundo nos dá de melhor.

Assista abaixo o vídeo na íntegra.

Versão com legenda: http://www.ted.com/talks/andrew_stanton_the_clues_to_a_great_story.html


O vencedor do oscar Andrew Stanton foi educado no "The California Insititute of the Arts (ou "CalArts") em Los Angeles, onde estudou animação. Após a graduação, Stanton começou a trabalhar como escritor da série de TV  "Mighty Mouse, the new adventures" (1987). Em 1990, ele se tornou o segundo animador e o nono empregado a se juntar a Pixar Animation Studios. 
Stanton entrou para ajudar a estabelecer a Pixar como o estúdio líder em animação no mundo. Ele foi o designer e escritor de Toy Story (1995), para o qual foi nomeado a um Oscar. Ele escreveu e dirigiu grandes sucessos como Vida de inseto (1998), Procurando Nemo (2003) and Wall-E (2008), os dois últimos sendo vencedores do Oscar de Melhor Animação. Stanton também atua como dublador, sendo famoso pela voz de Crush, a tartaruga de Procurando Nemo (2003).
Fonte: IMDB
Gostou? Compartilhe!

Postagens mais visitadas deste blog

Para a lista de desejos: Pirapato

Para a lista de desejos: Sábado a Noite 2, de Babi Dewet

[Trechos] Pequena Miss Sunshine