[Pecados e Tragédias] #3 - Imaculada (Parte 1)

PECADOS E TRAGÉDIAS


A porta do quarto se abriu com um estrondo, enquanto Clarice entrava. Sua expressão mostrava o mais profundo desespero.
- Mamãe, precisamos conversar.
A mãe, Dona Júlia, tratou de acalmar sua filha:
- Fique tranquila. Sente-se aqui e me conte o que está acontecendo.
A menina sentou-se e começou a roer as unhas.
- É o Nando, meu namorado, ele tem andado muito estranho comigo.
- Nando? O que há com ele? Estranho como? – Perguntou a mãe franzindo a testa
Clarice abaixou a voz como quem conspira.
- Ele está querendo dar um passo adiante na relação.
- Um passo adiante? – Perguntou a mãe.
- Um passo adiante! – Respondeu.
As duas se entreolharam, a filha preocupada, a mãe pensativa. Clarice balançava a cabeça lentamente e de olhos arregalados, como fazem os loucos.
Dona Júlia então foi categórica:
- Minha filha, vou lhe ensinar uma coisa sobre os homens: eles só pensam em sexo. Todo o tempo, o tempo todo.
Clarice ouvia com atenção religiosa enquanto a mãe seguia seus ensinamentos.
- É a sua função proteger-se desses pensamentos diabólicos que passam em cabeças jovens e desmioladas, fui clara?
- Pensamentos diabólicos? – Perguntou Clarice interessada.
- Claro! – Respondeu de súbito – Mulheres com um pingo de decência não se entregam antes do casamento, entendeu bem?
- Mas...
- Prometa para mim, minha filha, que não fará nada com Nando?
- Mas...
- Prometa Clarice!
Não haveria discussão. Clarice estava incerta, mas confiava plenamente na mãe.
- Está bem, eu prometo.
Dona Júlia ainda completou a cena:
- Nada é nada, compreendeu bem?
- Nem mesmo beijos?
A mãe refletiu:
- OK, somente beijos, mas nada mais.

Devoção

Dona Júlia perdera o marido um ano após o nascimento de Clarice. Desde então, como mãe solteira, se desdobra para cuidar da filha, da casa e ainda trabalhar para o próprio sustento. As dificuldades que passou na vida encheram sua cabeça de ‘verdades absolutas’.
- A vida não é um conto de fadas – Dizia para a filha – A qualquer momento tudo pode ser tirado de você e nada restará. Por isso, trate de cuidar das coisas que você tem.
- Seu pai foi o único homem de minha vida. E é assim que deve ser. Mulheres que tem muitos homens não se casam nunca.
- Quando eu tinha a sua idade, já estava de casamento marcado. Mulheres precisam se casar cedo para construírem uma família feliz.
E por aí seguia.
A filha, que nasceu e cresceu sob este mar de ensinamentos, era uma devota fiel de sua mãe. A admiração que sentia era exorbitante. Dona Júlia era, em tudo, um ídolo.
Assim sendo, não questionou o pedido de sua mãe e não ousaria quebrar sua promessa.
- Não faremos nada, Nando – Disse ela ao namorado.
- Como assim, nada? – Perguntou ele com indignação.
- Nada é nada, entendeu bem? – Respondia sem hesitar.
E contou-lhe tudo o que sua mãe dissera.
Com um sorriso no rosto, Nando assentira:
- Se sua mãe falou, está falado! Não faremos nada, então. Devemos sempre ouvir o que nossos pais tem a dizer. Isso é o que meu pai sempre diz.
Clarice concordou e então complementou:
- Mas podemos nos beijar.
Felizes. Eles se enroscaram como duas enguias.

Continua em [Pecados e Tragédias] #3 - Imaculada (Parte 2)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[COUNTDOWN] #5 - Relembrando "Filhinha do papai" e "Espelho, espelho meu"

[Pecados e Tragédias] #23 - Irmã Bonita

Comentário da Professora Carla Kühlewein sobre Memórias de um adolescente