[Seja escritor] #20 - Motivação para escrever e publicar um livro - Parte 1

Se você quer ser escritor, imagino que goste de escrever, correto? Imagino que você não só tem uma paixão grande pelas palavras, como também uma criatividade mínima que te permitiria criar e contar uma história. Imagino também que saiba das 15 coisas pra se ter em mente quando quiser ser escritor
Porém, é sabido, e desta vez uso a minha própria experiência, que fazer o que ama nem sempre é suficiente para te garantir alta motivação em relação ao seu trabalho.
Às vezes começamos a assumir algumas premissas - que parecem verdades absolutas - que são desanimadoras e nos fazem pensar: vale mesmo a pena?

O desânimo acontece especialmente em 2 momentos: enquanto escrevemos e quando pretendemos publicar o livro.

Coisas que passam pela cabeça do escritor enquanto escreve desmotivado:
- Parece que não vou terminar este livro nunca
- Deu branco! Não consigo mais escrever
- Este texto está horrível, nunca será publicado
- Estou perdido e a história está ficando chata
- Não tenho tempo para escrever
- Isso tudo é perda de tempo


Cada um destes pensamentos coloca sobre a nossa categoria de 'escritores iniciantes' um peso enorme. Dúvidas infinitas que minam nossa capacidade de se dedicar com entusiasmo a um projeto e que, justamente por conta disso, nos impede de terminar este projeto.

A capacidade de auto motivação, portanto, é uma das habilidades mais requeridas em escritores, especialmente os que começam agora. Escrever um livro não acontece do dia para a noite e, em um mundo que muda completamente a cada seis meses, demorar os mesmos seis para finalizar alguma coisa parece meio absurdo, não é?

Por isso, preparei este artigo sobre o que aspirantes a autor devem levar em consideração para manter a motivação em alta, superar a ansiedade e seguir seu sonho de publicar um livro. Ele será publicado em 2 partes.
A primeira, que é a de hoje, vai tratar sobre como manter a motivação para continuar escrevendo até finalizar um livro e a parte 2, que será publicada na quinta que vem, tratará sobre 'manter a motivação após finalizar a obra'.



1. Tenha uma visão clara do seu objetivo.
Nada é mais frustrante ou desesperador do que se sentir no meio de um labirinto. Olhar para todos os lados e não ver a saída nos dá vontade de simplesmente desligar o computador e ir fazer outra coisa.
Por isso, é importante que você tenha claro como a história vai se desenrolar, o que vai acontecer cena após cena e como será o final.
Tudo isso pode ser estruturado em um resumo completo do livro, que vai te ajudar a saber exatamente como cada passa vai influenciar no passo seguinte.

2. Escreva sempre
Assim como a hipótese do labirinto, é altamente frustrante estar caminhando em direção a algo e sentir que os dias passam mas você não fica mais próximo do seu objetivo.
Tenha uma rotina e escreva todos os dias, duas ou mais vezes, para que você sinta que está tendo algum progresso.
Escrever sempre significa se aproximar a cada dia, nem que seja um passinho mais, do seu objetivo.

3. Ignore a crítico interior
Cada palavra que escrevemos automaticamente vem com uma frase em seguida: "Acho que não está muito bom, tem como melhorar".
A questão é: SEMPRE tem como melhorar. Sempre mesmo. Mas se você for mudar tudo o que escreveu toda vez que for escrever, vai ficar andando em círculos para o resto da vida.
A dica é: escreva tudo, ignorando os avisos de que a quantidade ou a qualidade não estão de acordo com o que você queria. O livro não fica pronto após a última palavra, você terá ainda um longo tempo para cortar o que tiver que cortar, acrescentar o que tiver que acrescentar e melhorar o que tiver que melhorar.
Uma boa dica é sempre continuar escrevendo do ponto onde parou. Isso faz com que você não queira mudar o texto já escrito o tempo todo.


4. Metas e prêmios
Uma das melhores formas de se auto motivar é através do autorreconhecimento e da autorrecompensa. Estabeleça metas intermediárias e prêmios sempre que atingí-los.
Desta forma você conseguirá ver e compartilhar a felicidade de estar progredindo e estar cada vez mais próximo do seu objetivo final.
Os prêmios precisam ser pessoais, algo que você realmente quer muito, precisa ser algo que você pode fazer imediatamente depois de bater a meta e precisa ser algo que você não vai fazer de outra maneira.
Exemplo: Sempre que eu alcançar a marca de 10mil palavras semanais, vou jogar um pouco de videogame ou assistir um episódio da minha série favorita. E eu estou terminantemente proibido de jogar videogame ou assistir este episódio em qualquer outra ocasião.

5. Oblitere o complexo de Vira-Lata
Determinados pensamentos drenam a energia das pessoas. Para um escritor brasileiro, os mais comuns estão relacionados ao complexo do vira-lata: achar que tudo para os outros é mais fácil, que todos têm mais tempo que você, que todas as outras ideias são mais criativas que a sua, que os temas dos outros têm mais chance de fazer sucesso, que o nome do outro tem mais chance de cair na boca do povo.
Pare de arranjar desculpas nas adversidades do nosso país, nas desigualdades sociais, no governo, nos impostos, na globo ou em quem quer que seja, por que quanto mais tempo você passa arranjando 'motivos para você não prosperar', menos tempo você passará 'trabalhando para prosperar'.
Há inúmeros exemplos de pessoas que conseguiram vencer apesar de 'qualquer desculpa que você inventar'.



6. Foco e concentraçãoFoco e concentração são influenciados por vários fatores. Não conseguir manter-se atento pode prejudicar a sua motivação num curto prazo: você senta para escrever, mas as coisas não andam.
Há algumas coisas que podem ajudar: 1) faça de algum lugar da casa o seu cantinho de escrever e deixe este lugar bem confortável e livre de distrações. 2) Se possível, desligue o celular e a internet. Nada distrai mais do que uma notificação de nova mensagem no whatsapp. Se possível, deixe-o longe de você e fora da sua vista. 3) Use a técnica do pomodoro: São 25 minutos de foco recompensados com 5 minutos de descanso. Ajuda bastante: http://www.pomodoro.me/

7. Pense no agora
Todo mundo sabe que depois de escrever e revisar totalmente um livro, começa uma nova jornada. Pesquisar as editoras, mandar originais, receber uma porrada de nãos, bater de porta em porta, revisar de acordo com feedbacks dos leitores de confiança, revisar de acordo com os feedbacks da editora, etc.

Ou seja, só de pensar no que vem depois, você já fica desanimado pensando na dificuldade de se encaixar em um mercado difícil como o nosso. Portanto, não pense nisso por enquanto. Deixe que cada preocupação venha no momento certo. No futuro, você terá muito tempo para pensar em como ganhar mercado e mais fãs, a sua preocupação agora deve ser terminar o livro. Foque todas as suas energias e preocupações em finalizar a sua obra. Feito isso, você passa para o 'agora' seguinte.


A verdade é: só não consegue quem desiste!  

Pare de olhar para o que os outros estão fazendo e foque no que você quer fazer. Acredite: não é fácil para ninguém. Se alguém prosperou é por que travou suas próprias batalhas (independente de quais sejam) e as venceu. Que tal você começar a fazer o mesmo?
Escrever um livro é uma dádiva para poucos e se você é uma das pessoas abençoadas que tem o poder e o interesse de escrever um, então não perca o seu tempo.
Vá escrever agora mesmo por que se você tem algo a dizer, então o mundo precisa ouvir (ou ler, não é verdade?).

Estas são as minhas dicas pessoais de como manter a motivação para escrever um livro. E você, o que achou destas dicas? Tem algo mais a acrescentar? Tem achado difícil manter a motivação para escrever?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[COUNTDOWN] #5 - Relembrando "Filhinha do papai" e "Espelho, espelho meu"

[Pecados e Tragédias] #23 - Irmã Bonita

Comentário da Professora Carla Kühlewein sobre Memórias de um adolescente