[Entrevista] #5 - Luci Nobrega


A entrevistada de hoje é a Luci Nóbrega, "contadora de histórias" para crianças, adolescente e adultos. Licenciada em Letras, português, inglês e literatura. Pós Graduada em Docência do ensino Superior, escreve desde seus 15 anos de idade.
Professora, acredita que a educação pode ser dada de forma prazerosa e seu aprendizado seja significativo através de uma boa leitura.
Acredita também que a literatura é capaz de transformar as pessoas, levando-as à reflexões, atitudes, questionamentos e que acima de tudo possa compreender, respeitar e amar seu próximo.

Tem atualmente três livros publicados: Dançar, Transformar & Amar (2013), A Menina que contava palitinhos (2012) e Mulheres Purpurinadas e outras poesias (2012). Veja a entrevista abaixo! :)

  

1. Como foi a sua jornada como escritora do dia em que decidiu escrever seu livro este momento da publicação do primeiro livro?
Escrevo desde os meus 15 anos de idade.  Alguns professores notaram a minha facilidade de "brincar com as palavras" e sendo assim, tudo que se referia à literatura, lá estava eu com meus versos, meus textos. Fiz peça teatral na escola, na faculdade, fizemos Saraus literários. Escrevia meus contos e poesias, mas nunca tive coragem de mostrá-las. Na Pós-graduação quando tive um maior incentivo de professores e amigos escritores que diziam "ou você publica ou você publica" rs rs rs , não tive outra escolha, publiquei meu primeiro livro "Mulheres Purpurinadas e outras poesias". Bem aceito, mesmo sendo poesias, me animei e publiquei em seguida, "A Menina que contava Palitinhos". Estos publicando o terceiro livro "Dançar, transformar e amar". Nele, estão muita pesquisa, um amadurecimento como escritora associado a um conhecimento literário, um enorme respeito pelos leitores e uma grande vontade de colocar toda criatividade em minhas obras para a divulgação de sentimentos nobres, mostrando a simplicidade das coisas e a liberdade de "ser" e não "parecer".

2. Das dificuldades que teve o que você tira de maior aprendizado em todo este processo?
O aprendizado é incalculável, continuo aprendendo sempre! Um escritor nacional para ser aceito tem de fazer a diferença. O seu diferencial seria o acreditar que com suas palavras poderá mudar a história do meio literário, valorizar não só meu trabalho, mas o trabalho de muitos que como eu buscam espaço para mostrar suas obras. Há escritores talentosos que precisam de oportunidade. Tive muitas dificuldades, por desconhecimento desse meio, de registro na Biblioteca Nacional, pois registrei só em cartório na época, tive algumas de minhas poesias plagiadas, foi um golpe duro, mas depois da tristeza veio a vontade de começar tudo de novo.  E a grande lição disso tudo é aprender a aprender para sempre melhorar.

3. Fale mais sobre a sua obra “Mulheres Purpurinadas”. O que os leitores podem esperar dele? 
"Mulheres Purpurinadas é toda a alma feminina, é toda a força da mulher. Saber que cada uma tem seu brilho e, como mulher pode conquistar seu espaço, sua vida profissional, sem anular seus desejos e o seu lado afetivo. É o ser livre, aceitação de que como o grande poeta Fernando Pessoa escreveu em um de seus poemas "Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena."

4. Há alguma relação entre as poesias do livro? De onde veio a inspiração para escrevê-las?
A relação das poesias é a própria vida, a vivência com as pessoas, a satisfação, indignação, alegrias, sofrimentos e superações. Todo mundo tem algo para contar, cada um tem a sua história. Cada poema foi escrito de maneira com que o leitor se identifique em algum momento de sua vida.

5. Quais são seus planos para 2014? Pretende lançar mais algum livro? Pode adiantar alguma coisa?
Estou na terceira publicação "Dançar transformar e amar", lançado na sexta-feira passada dia 15/11/2013, causando em mim uma imensa alegria por já ter virado notícia e em tão pouco tempo leitores querendo comprá-lo. Para 2014, meus planos, se o bom Deus permitir, seriam na divulgação deste e lançamento de outro livro que abordará as redes sociais e o modo como se lida com a internet. Vamos aguardar...

6. O que faz um livro ganhar o seu conceito máximo de apreciação? Quais são os aspectos que você mais considera e que mais te empolgam em um livro?
A emoção, um livro que emociona despertando em você sentimentos variados, esse com certeza é um bom livro a se ler. Neles, a consequência sempre é aprendizado e eu, adoro aprender.

7. De acordo com a Internation Publishers Association, o mercado editorial brasileiro está entre os 10 maiores do mundo, a frente de países como Índia, Canadá e Rússia. Entretanto, o volume de novos títulos por milhão de habitante é um dos menores do ranking (cerca de 285). Para você o que falta para que o Brasil de fato seja consagrado como um país de bons leitores e de bons autores?
         Conscientização de que aqui em nosso país temos bons autores, tão criativos quanto os estrangeiros. A divulgação do nacional deveria ser mais ampla, as instituições literárias responsáveis, deveriam ser mais claras em seus critérios de avaliação, a oportunidade deveria ser dada para aqueles que querem mostrar seu trabalho. Há muita "gente boa" batalhando anos e anos, como eu batalhei para conseguir ser entrevistada rs rs rs. E não falo que foi falta de empenho, foi falta de oportunidade mesmo! Mostrar os livros de maneira diferenciada para crianças, jovens e adultos. Sou contadores de histórias e faço de cada personagem um ser iluminado. Posso ler até "Dom Casmurro" de Machado de Assis, que para muitos é um autor complexo, mas quando conto a história faço com que meus alunos sintam-se motivados em ler. Antes de pedir para que leiam algo, apresentar o autor (Falar dele) e depois a obra, motiva as pessoas a ler. Apresentação, argumentação, conhecimento sobre autor e obra, divulgação para depois degustar a leitura, dessa maneira promoveremos o interesse do nosso leitor.

8. E para aqueles que querem seguir na carreira de escritor, que mensagem você deixa para eles?
Sonhar... e como eu sonhei
Pedi aos céus, levantei os braços e orei
Foi muito empenho, muita determinação
E quando pensei em desistir
Anjos vieram e trouxeram a solução
Falaram que talento é dom de Deus
Por que então largaria tudo
Se esse dom a você Deus lhe deu?
E no sonhar...sonhei com muita gente
E com fé passei acreditar
Que um dia minhas palavras
algum um dia a poderiam escutar
Mudaria, alegraria a vida de alguém
Aos poucos fui entendendo
Que minha vida mudaria também
E...nessa felicidade que se tornou constante
Mais textos, poesias, contos, hei de escrever
Criatividade não me faltam, mas é o Supremo
A que devo me render
Pois ele é o responsável
Em não deixar a força faltar
Esta força que através da palavras
Faz com que meus , seus leitores possam se encantar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[COUNTDOWN] #5 - Relembrando "Filhinha do papai" e "Espelho, espelho meu"

[Pecados e Tragédias] #23 - Irmã Bonita

Comentário da Professora Carla Kühlewein sobre Memórias de um adolescente