[Grandes Escritores] #19 - Graciliano Ramos

 Graciliano Ramos nasceu em Quebrângulo (AL), em 1892. Um dos 15 filhos de uma família de classe média do sertão nordestino, passou parte da infância em Buíque (PE) e outra em Viçosa (AL). Fez estudos secundários em Maceió, mas não cursou faculdade. Em 1910, sua família se estabelece em Palmeira dos Índios (AL).

Em 1914, após breve estada no Rio de Janeiro, trabalhando como revisor, retorna à cidade natal, depois da morte de três irmãos, vitimados pela peste bubônica. Passa a fazer jornalismo e política em Palmeira dos Índios, chegando a ser prefeito da cidade (1928-30).

Em 1925, começa a escrever seu primeiro romance, Caetés - que viria a ser publicado em 1933. Muda-se para Maceió em 1930, e dirige a Imprensa e Instrução do Estado. Logo viriam "São Bernardo" (1934) e "Angústia" (1936, ano em que foi preso pelo regime Vargas, sob a acusação de subversão).

Memórias do Cárcere (1953) é um contundente relato da experiência na prisão. Após ser solto, em 1937, Graciliano transfere-se para o Rio de Janeiro, onde continua a publicar não só romances, mas contos e livros infantis. Vidas Secas é de 1938.

Em 1945, ingressa no Partido Comunista Brasileiro. Sua viagem para a Rússia e outros países do bloco socialista é relatada em Viagem, publicado em 1953, ano de sua morte.

Citações

É fácil se livrar das responsabilidades. Difícil é escapar das consequências por ter se livrado delas

Se a única coisa que de o homem terá certeza é a morte; a única certeza do brasileiro é o carnaval no próximo ano.

Quando se quer bem a uma pessoa a presença dela conforta. Só a presença, não é necessário mais nada.

"Comovo-me em excesso, por natureza e por ofício. Acho medonho alguém viver sem paixões."

Queria endurecer o coração, eliminar o passado, fazer com ele o que faço quando emendo um período — riscar, engrossar os riscos e transformá-los em borrões, suprimir todas as letras,não deixar vestígio de idéias obliteradas.

Colaboração: Nara Barreto ;* 
Gostou? Compartilhe!

Comentários

  1. Graciliano Ramos é um desses escritores que temos que ler por obrigação nos tempos de escola, mas que deveríamos dar uma nova chance mais tarde.

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  2. Provavelmente já tive que ler algo do Graciliano para escola, sei que foi um grande escritor, mas não é meu estilo de leitura.

    ---- Leituras & Fofuras ----
    http://www.leiturasefofuras.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[COUNTDOWN] #5 - Relembrando "Filhinha do papai" e "Espelho, espelho meu"

[Pecados e Tragédias] #23 - Irmã Bonita

Comentário da Professora Carla Kühlewein sobre Memórias de um adolescente