[Falando sobre livros] #10 - Mãos de Cavalo

Editora: Companhia das Letras 
Autor: DANIEL GALERA  
ISBN: 8535908099  
Origem: Nacional  
Ano: 2006  
Edição: 1  
Número de páginas: 192  
Acabamento: Brochura  
Formato: Médio 

SINOPSE
Mãos de Cavalo começa com capítulos curtos, em terceira pessoa, que tratam de episódios aparentemente díspares: o tombo de bicicleta de um garoto de dez anos numa rua vazia da zona sul de Porto Alegre; uma partida de futebol entre adolescentes do condomínio Esplanada, também na capital gaúcha; e os preparativos de um cirurgião plástico bem-sucedido que, em companhia de um amigo, pretende viajar à Bolívia para escalar o Cerro Bonete, façanha até então inédita. Esses acontecimentos vão aos poucos se conectando no tempo e no espaço dramáticos, e compõem uma delicada trama sobre memória, perda e culpa.  





Resenha

Esse livro foi indicado pela UFG no ano em que eu prestei vestibular. Naquele ano cheio, tive um momento de pura alegria, sem contar a parte 1 de Harry Potter e Relíquias da Morte no cinema, ao descobrir uma leitura tão deliciosa e engraçada. Mãos de Cavalo se tornou logo de início um dos meus livros preferidos por seu bom-humor e por ser cheio de acontecimentos do âmbito do meu adorado realismo fantástico. 


É a história de Hermano em diferentes momentos, o seu tempo de adulto, onde as horas se passam cronologicamente, e seus tempos de criança, vindos com a sensação de nostalgia. A disposição desses momentos em capítulos diferentes pode causar certo estranhamento inicial, mas logo o leitor mais atento percebe o jogo e se deleita na incrível narração de Daniel Galera.


A infância e adolescência de um menino do subúrbio, cheio de amigos engraçados e esquisitos, as paixonites e o fato que muda a vida de Hermano. Tudo descrito de modo envolvente e profundo. O passar das horas do Hermano adulto, bem-sucedido, falso, triste, precisando tomar uma decisão. A conexão é sabiamente montada por Galera, capítulo por capítulo, deixando no fim aquela sensação de nostalgia.


Um livro tão interessante. Tão singular. É de leitura obrigatória para os apaixonados por uma boa ficção, recheada de humor, de aventuras e de reflexões.

Gostou? Compartilhe!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[COUNTDOWN] #5 - Relembrando "Filhinha do papai" e "Espelho, espelho meu"

[Pecados e Tragédias] #23 - Irmã Bonita

Comentário da Professora Carla Kühlewein sobre Memórias de um adolescente