[Falando sobre livros] #8 - As memórias do livro

Editora: Ediouro
Autor: GERALDINE BROOKS
ISBN: 9788500023323
Origem: Nacional
Ano: 2008
Edição: 1
Número de páginas: 400
Acabamento: Brochura
Formato: Médio


Da Espanha de 1480 até a enfraquecida Sarajevo de 1996, um livro sagrado de valor incalculável é caçado por fanáticos políticos e religiosos.

Seu destino está nas mãos de uma talentosa conservadora de livros a charmosa protagonista Hanna, e sua recuperação resulta em um mistério histórico arrebatador.
Quando Hanna é chamada a Sarajevo para examinar o Hagadá, um código judaico do século XV que havia desaparecido durante a guerra da Bósnia, ela não pode acreditar que um documento tão maravilhoso estava preservado depois de tantas guerras e tanto preconceito. A partir de pistas encontradas no próprio manuscrito uma asa de inseto, manchas de vinho e um pêlo branco Hanna desvenda uma série de enigmas fascinantes e reconstrói as memórias do livro. E o resultado é um verdadeiro épico, uma corrida contra o tempo para revelar o passado e dar espaço à crônica da história do livro, enquanto Hanna procura a cura para uma criança vítima da intolerância da guerra, um amor impossível, sua própria identidade e proteção: do Hagadá e de sua própria vida.

Fonte: http://www.submarino.com.br/produto/1/21352718/memorias+do+livro,+as



O que penso do livro:

Rico. Esta é uma boa palavra para descrever este magnífico livro. Cada marca encontrada por Hanna Heath na Hagadá te leva a uma data e tempo diferentes, explicando aos poucos toda a trajetória do livro. Há várias referências à cultura e fatos históricos de toda a europa, introduzindo o leitor há diversos conhecimentos de uma só vez.

Além da enorme carga de história e cultura que o livro traz, há também várias deliciosas tramas que se passam em cada um dos locais e datas pelo qual o livro passou. A leitura é rápida e te prende pelo novo. Em cada capítulo há uma mudança de tempo e espaço que simplesmente te deixam curiosíssimo para saber o que vem mais a frente.

Torna-se fantástico procurar por detalhes que só aconteceram devido aos fatos relatados vários capítulos antes. Te prende do início ao fim.
Gostei muito do livro e, desde então, passou a ser um de meus favoritos. Geraldine Brooks mostou o porque de ter ganhado o Prêmio Pulitzer de literatura.


Comentários

  1. Ivan, muito boa sua resenha.
    Deu muita vontade de ler o livro, ainda mais porque reúne aspectos históricos, o que me interessa muito.
    Sou apaixonada por livros e esse aí já entrou na minha lista dos próximos que pretendo comprar.
    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[COUNTDOWN] #5 - Relembrando "Filhinha do papai" e "Espelho, espelho meu"

[Pecados e Tragédias] #23 - Irmã Bonita

Comentário da Professora Carla Kühlewein sobre Memórias de um adolescente