[Falando sobre livros] #7 - As crônicas de Nárnia

 Editora: Martins Fontes
 Autor: C.S. LEWIS
 ISBN: 9788578270698
 Origem: Nacional
 Ano: 2009
 Edição: 2
 Número de páginas: 792
 Acabamento: Brochura
 Formato: Médio

Viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal - o que mais um leitor poderia querer de um livro? O livro que tem tudo isso é O leão, a feiticeira e o guarda-roupa, escrito em 1949 por Clive Staples Lewis. Mas Lewis não parou por aí, Seis outros livros vieram depois e, juntos, ficaram conhecidos como As crônicas de Nárnia.

      Nos últimos cinqüenta anos, As crônicas de Nárnia transcenderam o gênero da fantasia ´para se tornar parte do cânone da literatura clássica. Cada um dos sete livros é uma obra-prima, atraindo o leitor para um mundo em que a magia encontra a realidade, e o resultado é um mundo ficcional que tem fascinado gerações. Esta edição apresenta todas as sete crônicas integralmente, num único volume magnífico. Os livros são  apresentados de acordo com a ordem de preferência de Lewis, cada capítulo com uma ilustração do artista original, Pauline Baynes. Enganosamente simples e direta, As crônicas de Nárnia continuam cativando os leitores com aventuras, personagens e fatos que falam a pessoas de todas as idades, mesmo cinqüenta anos após terem sido publicadas pela primeira vez.

Fonte: http://www.submarino.com.br/produto/1/21491958/cronicas+de+narnia,+as+-+volume+unico



O que penso do livro:

Poucas vezes li um livro em que um autor brinca tão bem com as palavras. É gostoso ler Nárnia. É o tipo de leitura rápida que prende a sua atenção e não devolve nem sob tortura. O principal motivo disso é que em cada capítulo, as coisas acontecem. É recheado de muita ação e aventura, sem priorizar muito a descrição de cenários e personagens (segundo o autor, é para deixar que a imaginação trabalhe). Infelizmente, para quem já assistiu aos filmes, fica difícil imaginar os irmãos Pevensie com características físicas diferentes dos atores que os representaram. Ainda assim, a enorme quantidade de novas coisas a que somos apresentados página após página é como um banquete para a imaginação.
Outro ponto interessante é a alusão que o livro faz (em todo ele) ao cristianismo. Torna-se extremamente óbvio quando se tem alguma visão crítica. Para os pequenos, mais do que comparar, o livro introduz os ensinamentos cristãos de forma leve e diferente do tradicional "faça isso porque Deus mandou e, se não fizer, Deus castiga". É suave e gradual. Pode ser lido por pessoas de distintas religiões sem aquele sentimento de agressão às coisas que você acredita.
Enfim, recomendo a leitura de as Crônicas de Nárnia para pessoas de todas as idades. 

Postagens mais visitadas deste blog

[COUNTDOWN] #5 - Relembrando "Filhinha do papai" e "Espelho, espelho meu"

[Pecados e Tragédias] #23 - Irmã Bonita

Comentário da Professora Carla Kühlewein sobre Memórias de um adolescente