Eleições 2010

Ontem tivemos a definição da primera parte do que poderíamos chamar de "nosso mais democrático" processo eleitoral.
Digo o mais democrático, porque, pela primeira vez (graças ao boom das redes sociais), uma parte da população pôde debater suas ideias livremente. Pela primeira vez, uma boa parte da população não se tornou refém da televisão para poder construir a sua opinião.
Isso é um enorme avanço, mas o resultado mostrou que ainda temos um longo caminho pela frente.
Dentre os vários fatores deste processo eleitoral histórico, há três pontos que gostaria de comentar.


O primeiro deles  é o das pessoas que foram eleitas.

Vamos por ordem de absurdez:
1. Tiririca recebeu 1.353.820 votos. Gente, prestem atenção neste número. Cerca de 7% da população votante do Estado de São Paulo consideram que o Tiririca é a pessoa mais CAPACITADA para criar e votar as leis do nosso país.
Um amigo meu, do Chile, perguntou: "Vocês, brasileiros, são loucos?". Senti-me constrangido perante este fato.
Se você acha que votar no Tiririca é uma forma de protesto, então eu tenho uma pequena novidade pra você: votando no Tiririca, você ajuda outras pessoas do partido dele a serem eleitas e ainda é prejudicado, porque colocou na câmara alguém sem capacidade para fazer isso. Ou seja, os eleitores, com este "protesto", ajudaram um partido e prejudicaram o povo.
Vou repetir: Ajudaram o partido e prejudicaram o povo.

Agora me diz, que tipo de protesto é este?
Já pensou se os trabalhadores resolvem fazer uma greve para que trabalhem mais e tenham menores salários? É isso que os eleitores do Tiririca fizeram!

É extremamente difícil não se irritar com a burrice das pessoas que votam em caras como ele e eu estou usando todo o meu autocontrole para não descer o nível das palavras.


2. A candidata Weslian Roriz foi para o segundo turno no DF.
Vou fazer uma breve explicação do que aconteceu: O candidato Joaquin Roriz, do PSC, era o candidato a governador até 9 dias antes das eleições. Devido o fato de o TSE querer barrar sua candidatura usando a Lei Ficha Limpa, Roriz (sabendo que existia uma enorme possibilidade de perder o julgamento e realmente ser barrado) decide renunciar a candidatura e lançar sua mulher Weslian Roriz no lugar.
O número e a foto, nas urnas, permaneceram sendo a Joaquin, porém, os votos seriam direcionados a Weslian.


Agora me respondam: Como que uma pessoa, com 1 semana de campanha, recebe 31% dos votos? Por que o povo acredita que ela não se envolverá nas mesmas coisas que o marido?


Chega a ser inacreditável


3. Não precisa nem falar de Roseana Sarney sendo eleita no 1º turno, de Collor recebendo quase 29% dos votos em Alagoas e de outras centenas de senadores, deputados federais e estaduais que tem histórico ruim e que foram reeleitos.

A memória do Brasileiro, infelizmente é muito curta. Basta lembrarmos que Maluf, procurado em 181 países e que está na lista da "difusão vermelha" da Interpol (Polícia internacional), recebeu 291.880 votos nesta eleição, sendo o terceiro deputado federal mais votado em SP. Ele ainda espera o julgamento da Ficha Limpa para ver se assume ou não o cargo.

Veja o absurdo nestas palavras. Uma pessoa com um histórico destes, recebeu quase 300 mil votos. Ele será preso no momento em que encostar o seu pé fora da fronteira brasileira e, aqui, ele é eleito Deputado.
Eleger alguém deputado é dizer que você confia em uma pessoa para criar e votar nas leis que regem o lugar onde você vive.
300 mil pessoas confiam no Maluf para isso.

Novamente, é inacreditável.


O segundo ponto que levanto é a porcentagem de vitórias no primeiro turno.


Aproximadamente, 68% dos estados tiveram seus governadores eleitos no primeiro turno. Isso quer dizer que, em 19 dos 28 estados (27+DF) mais da metade da população apoiava uma única pessoa para ser governador.


O que isso quer dizer? Na verdade, por que isso acontece?

Em MG, o candidato Antonio Anastacia teve 62% dos votos.No Rio, 66% da população apoiaram Sérgio Cabral.
Em PE, a vitória de Eduardo Campos foi com 83%, assim como no ES, onde Renato Casagrande recebeu 82%.


A pergunta é: será que os outros candidatos eram tão ruins assim?


Em um lugar onde existe pessoas de diferentes valores, diferentes práticas, diferentes formas de vida e, o mais importante, com pensamentos e ideologias diferentes, como é possível que mais da metade da população opte por somente um candidato (tendo tantos para escolher).


É algo a se pensar!


O terceiro ponto é a eleição para presidente


Primeiro parabenizo a #Marina43 pela campanha que foi, o tempo todo, baseado no debate e não no embate (como ela mesmo gostava de dizer). Foi uma campanha que priorizou mostrar ideias, discutir propostas e, o mais importante, pensar estratégicamente em soluções.
Soluções estas que não são feitas de coisas pontuais mas de todas uma gestão voltada para o futuro, com planejamento e pensamento de longo prazo.
Ela realmente me encantou com seu discurso e com toda certeza mereceu o lugar entre uma das 50 pessoas que podem ajudar a salvar o planeta, publicado pelo The Guardian (jornal inglês) em 2008.
Infelizmente, apesar da rápida ascenção nas ultimas semanas, não foi possível que ela fosse para o segundo turno. O que é uma grande pena.

Eu acredito que ela seria a única capaz de mudar verdadeiramente este país, justamente por ter este pensamento estratégico e de longo prazo.
Algumas pessoas me perguntam em quem votarei no segundo turno.
Minha resposta é NULO!


O voto significa a manifestação da sua vontade e, portanto, deve ser direcionado para aquela pessoa que você confia que pode trazer melhoras para todo o país.
Se eu não concordo com a posição de nenhum dos dois candidatos, não sou obrigado a escolher nenhum.
Votar nulo não é se abster. É dizer que nenhum dos dois serve pra mim. 
É o inverso do voto em branco, que diz que qualquer um candidato serve.


Por isso minha mensagem é: analise os dois candidatos. Você concorda o que algum deles diz? Se sim, vote nele! Se não, vote nulo.
Não vote contra ninguém, pois não devemos escolher o menos pior. Devemos escolher aquele que achamos ser bom para o nosso país. (Será que está clara a diferença)


Quando o assunto é nosso país e o nosso futuro, devemos ser extremamente criteriosos. Não vamos nos contentar com os "pelo menos", pois fazer isso é pensar medíocremente.


Informe-se! Leia! Converse com várias pessoas diferentes. Forme a sua opinião e não se deixe influenciar pelo que dizem.


Fontes:


http://divulgacao.tse.gov.br/#

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2010/03/19/paulo-maluf-entra-para-lista-de-procurados-da-interpol-916123917.asp


http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,com-candidatura-indeferida-maluf-chega-a-291880-votos,619638,0.htm


http://oglobo.globo.com/pais/eleicoes2010/mat/2010/09/24/roriz-desiste-de-disputar-governo-do-df-decide-lancar-sua-mulher-como-candidata-921104430.asp


http://www1.folha.uol.com.br/poder/809276-oito-estados-e-distrito-federal-terao-2-turno.shtml

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u360465.shtml

Comentários

  1. É o país em que vivemos...e a época do ano em que mais sentimos vergonha de fazer parte dele.
    Daqui 2 anos a história se repete....daqui 4 é ano de copa do mundo...e fica todo mundo feliz.

    ResponderExcluir
  2. Caraa!!
    Nao acredito que voce posteo o que eu fale...
    jajaja
    Mas nao fique triste, em toudos os paises acontecen esas coisas.
    Meu post foi algo engraçado, mas minha boa imagem pra com Brasil , nao mudara com isso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[COUNTDOWN] #5 - Relembrando "Filhinha do papai" e "Espelho, espelho meu"

[Pecados e Tragédias] #23 - Irmã Bonita

Comentário da Professora Carla Kühlewein sobre Memórias de um adolescente